Perguntas frequentes sobre os carregadores Agarradinho Sling.

 

• Qual carregador de bebê funciona melhor para o tamanho e o peso que meu bebê está agora? 

 

- Recém nascido: Wrap Sling.

O Wrap Sling é o carregador mais adequado para os recém-nascidos. Permite ajuste finos, dando boa sustentação para todos os pontos ao longo da coluna do bebê. Dependendo do tecido, carregam desde bebês recém nascidos, até bebês mais pesados.

 

- Bebês maiores: transição do Wrap Sling para o MeI Tai Evolutivo.

Quando o bebê cresce um pouco e começa a ter mais sustentação do pescoço, você pode permanecer com o Wrap Sling, mas muita gente procura algo mais prático. 

Neste caso indico o modelo Mei Tai Evolutivo, pois é mais prático e funciona melhor para bebês que já estão com o pescoço mais firme (geralmente entre 3 e 4 meses),  este modelo pode ser usado até 18kg ou aproximadamente 30 meses (ou mais, dependendo do peso e tamanho do bebê). A vantagem principal do Mei Tai é ser levinho, fácil de guardar na bolsa. Muitas mamães usam este modelo como um salva-vidas, deixando-o sempre à mão para enfrentar um choro no carrinho, uma saída rápida, ou para ninar o bebê.


 

- Bebês com 3 ou 4 meses: Mei Tai Evolutivo. 

De modo geral são carregadores mais estruturados, tipo mochila, distribuem super bem o peso e carregam bebês até 18kg. O Mei Tai Evolutivo tem painel ajustável, e consegue acomodar bebês desde os 3 meses até aproximadamente 3 anos. 

 

• Existe um limite de idade para usar o Mei Tai?

O Mei Tai é indicado até aproximadamente os três anos, porém muitas pessoas conseguem usar até os três anos e meio. Vai depender do tamanho da criança e seu peso. Muitas vezes as coxas das crianças vão ficar um pouco pra fora do Mei Tai, mas como crianças maiores usam por menos tempo, não tem problema algum. O importante é que as pernas não fiquem penduradas perdendo a posição ergonômica de M.  

 

• Devo levar em conta apenas a idade do meu bebê para escolher qual o melhor carregador para nós?

Não. A escolha do carregador pode variar com o gosto pessoal, estilo de vida da família, objetivos ao carregar (se quer ter algo de apoio nos cuidados com o bebê em casa ou algo prático para sair de casa, se precisa ser leve, se precisa ser pequeno para guardar, se prezam por um ajuste fino ou mais fácil e rápido de vestir), até que idade pretende carregar e também quanto pretendem investir. 

 

• O que quer dizer EVOLUTIVO no modelo Mei Tai?

O Mei Tai Evolutivo acompanha o crescimento do bebê e, por isso ele tem uma vida útil grande, servindo dos 3 meses até os 3 anos. Tem painel regulável (30 a 42 cm de largura) que, quando mais curto e estreito, acomoda o bebê menorzinho; quando mais amplo, acomoda o bebê maior. Possui também alças que se ajustam conforme o corpo de cada adulto, deixando as costas livres permitindo que o painel se ajuste à curvatura natural das costas do bebê. 

ATENÇÃO: Todos os Mei Tai suportam até 18kg, a diferença está no conforto e suporte para o bebê.

 

• Qual a diferença entre o Mei Tai Agarradinho e um canguru comum?

O Mei Tai é um canguru ergonômico. Mantém o bebê na posição mais confortável e adequada para seu desenvolvimento. Uma posição natural é aquela em que o corpo do bebê se encaixa ao corpo de quem carrega, de uma forma muito mais confortável e mais fácil de carregar. Com isso você consegue carregar até os 2 ou 3 anos tranquilamente, com um canguru comum isso é impossível. Cangurus comuns não dão conforto nem para o bebê e muito menos para quem o carrega.

 

• Percebi que o modelo de carregador Wrap Sling é feito com diferentes tecidos. Qual escolher?

- O Wrap Sling em malha de algodão é o wrap mais básico. O toque macio, antialérgico, aconchegante, ideal para RN até o bebê atingir o peso de 6kg. 

- O Wrap Sling em poliamida é mais fresco, pois o material foi desenvolvido para permitir trocas térmicas. Portanto, é mais indicado para bebês que nascem no verão, e em lugares com clima quente. É ideal para ir à praia ou piscina, podendo entrar na água, pois seca rapidamente. 

- Já o Wrap em Cotton, também feito em algodão e com um mínimo de elastano (somente para dar mais conforto), é um tecido mais grosso, dá melhor sustentação, mas ao mesmo tempo é ventilado. O Wrap em Cotton dura mais tempo, suporta até aproximadamente 12kg.

- A escolha do material do wrap é algo muito pessoal.

  

• O bebê pode ficar completamente solto no sling?

Os Slings são facilitadores de colo e têm a finalidade de "amarrar" firmemente o bebê a quem o carrega. Eles dão um maior apoio, liberando as mãos para que as mães realizem outras tarefas enquanto estão com seus bebês. No entanto, principalmente com os bebês mais novos, é sempre bom dar um apoio com as mãos para as costas e cabecinha do bebê, que ainda não os sustenta sozinho. Soltos não é o correto, o ajuste do wrap deve ser firme e com uma boa contenção para não ceder e assim poder dar o ajuste fino necessário para terminar o desenvolvimento dele.

 

• Quais são as principais recomendações para carregar meu bebê com segurança?

É muito importante observar o posicionamento da coluna e respeitar a posição natural do bebê, parecida com a posição fetal. As pernas devem estar agrupadas em “M”, ou cócoras, com joelhos mais altos que a linha do quadril e a coluna em “C” (a posição de sapinho).

Nunca cubra totalmente a cabeça do bebê com o sling, e sempre observe se suas vias respiratórias estão livres. 

Não é recomendado deixar o bebê com as pernas penduradas para baixo, preso pela virilha. E a posição de frente para o mundo (que vemos bastante), também não é recomendada pois não é ergonômica. 
 

• Por que os carregadores são tão indicados para quem carrega e para os bebês?

Porque os bebês nascem imaturos e, mesmo fora do útero eles precisam ser transportados por um bom tempo. Essa fase é conhecida como exterogestação. Estamos convencidos de que o bebê depende de colo e contato físico para ter um bom desenvolvimento intelectual, motor, psicológico e emocional. É justamente para dar suporte a essas necessidades dos bebês, e liberdade para a mãe, que os carregadores de bebê foram desenvolvidos. Os Slings foram, e são até hoje utilizados em diversas culturas, como a africana, a indígena americana, a oriental e a andina, como uma forma dos pais manterem suas atividades sociais ao mesmo tempo que cuidam do bebê. 

 

• Posso amamentar com o sling?

Sim!!!! Além de facilitarem o colo, os slings facilitam a amamentação em livre demanda. Cada dupla encontra seu jeitinho para facilitar a amamentação usando o sling, no geral, basta soltar um pouco os ajustes para que o bebê desça um pouco mais, ficando mais baixo ele fica também na altura do seio da mãe.

 

• Como faço para lavar meu wrap sling ou Mei Tai?

Se preferir lavar à máquina, dê preferência sempre para o ciclo delicado. Use sabão neutro, água fria ou morna (menos de 40 graus). Para evitar que o sling ou Mei Tai se embole durante a agitação da máquina, use um saquinho de lavagem, ou improvise um com uma fronha de travesseiro. Para secagem em secadora, usar temperatura baixa, própria para tecidos sintéticos, embora o Mei tai seja de algodão ele tem espumas que podem ser danificadas em altas temperaturas.

 

• Meu produto ainda não chegou. O que faço?

Entre em contato com a gente através do email agarradinhosling@gmail.com

Temos sempre o maior prazer em responder essa ou qualquer outra dúvida.